Estratégias de ensino de ciências pelo Facebook e pela biblioteca em um contexto escolar de Manguinhos

  • Aline Silva Dejosi Nery
  • Sabrine Lino Pinto
  • Chreiva Magalhães Malick
  • Sônia Cristina Vermelho
Palavras-chave: Vulnerabilidade, Redes Sociais, Sala de Leitura, Educação

Resumo

No presente trabalho buscamos abordar a possibilidade da aplicação de dois distintos recursos pedagógicos em uma escola pública municipal localizada no bairro de Manguinhos, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro recurso se refere à utilização da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para as aulas de ciências, enquanto o segundo recurso diz respeito às mediações pedagógicas realizadas por professores e pela bibliotecária na sala de leitura (biblioteca escolar), considerada como espaço potencial de articulação dos conteúdos trabalhados em sala de aula do ensino fundamental, visando à promoção de experiências educativas para a construção do conhecimento científico. Metodologicamente, o estudo é de cunho qualitativo e fundamentado na pesquisa participante. Tal ação foi realizada nas turmas dos turnos da manhã e da tarde e deu-se por meio de um questionário, com perguntas referentes aos recursos utilizados, com o objetivo de levantar dados. Os resultados preliminares encontrados constataram que os recursos tanto da rede social quanto da sala de leitura, além de serem aprovados pelos alunos, servem como um potencial educacional para os professores em suas práticas pedagógicas, além de fomentar uma melhor atuação profissional e contribuir para a reflexão crítica no que diz respeito aos métodos disciplinares adotados.

Publicado
2019-07-04
Como Citar
Silva Dejosi Nery, A., Lino Pinto, S., Magalhães Malick, C., & Vermelho, S. C. (2019). Estratégias de ensino de ciências pelo Facebook e pela biblioteca em um contexto escolar de Manguinhos. Memória E Informação, 3(1), 84-98. Recuperado de https://medieval.rb.gov.br/index.php/fcrb/article/view/55
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS