Ativação e consumo digital no Museu de Favela

  • Monica Machado
  • Antonia Soares
Palavras-chave: Museu de Favela. Digital e museu. Ativismo digital.

Resumo

Este artigo objetiva investigar o engajamento digital no Museu de Favela, na comunidade do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, no Rio de Janeiro. O campo conceitual é a Antropologia digital, compreendida na Inglaterra como subdisciplina da Antropologia por Horst e Miller (2012). Os autores salientam que o ativismo digital é um sistema de mediação cultural, associado às experiências culturais precedentes. A análise é também orientada por Geismar (2012), que define o digital no contexto dos museus, compreendendo-o como parte de uma longa história de seleção, classificação e representação da humanidade e da cultura material. O debate se desdobra para o estudo de como as memórias pessoais, coletivas e culturais são reeditadas na linguagem digital do Museu de Favela. Compreendemos que as cosmologias são singulares em cada contexto cultural específico, por isso investimos em um estudo de caso que reflita como a concepção de um museu social é partilhada e consumida nas redes e plataformas digitais.

 

Publicado
2018-10-11
Como Citar
Machado, M., & Soares, A. (2018). Ativação e consumo digital no Museu de Favela. Memória E Informação, 2(1), 51-65. Recuperado de https://medieval.rb.gov.br/index.php/fcrb/article/view/35
Seção
ARTIGOS