A Escola no Acervo e os desafios do Projeto Difusão e Educação Patrimonial da FGV CPDOC em tempos pandêmicos

  • Martina Gonçalves Spohr
  • Daniele Chaves Amado
  • Ayra Guedes Garrido
Palavras-chave: Arquivos, educação patrimonial, fontes históricas, ensino de história

Resumo

Durante a pandemia, as instituições de ensino, culturais e arquivísticas tiveram que reinventar sua forma de realizar suas atividades e seu contato com a sociedade. Nesse relato, contaremos a experiência do Projeto Difusão e Educação Patrimonial, para democratizar o acesso do público escolar ao conhecimento do acervo histórico da FGV CPDOC. Para isso, desenvolvemos as seguintes iniciativas virtuais: o Escola no Acervo, que consiste em um programa de visitas virtuais temáticas guiadas pelo acervo do CPDOC; e a Oficina Online de Uso de Fontes Históricas em Sala de Aula, dedicada a professores e alunos de graduação, visa capacitar docentes para o uso de fontes históricas em suas aulas. Nesse texto, discutiremos os desafios para a implementação dessas iniciativas e seus resultados, propondo também uma reflexão de como será a educação patrimonial em arquivos no pós-pandemia.

Publicado
2021-12-16
Como Citar
Spohr, M. G., Amado, D. C., & Garrido, A. G. (2021). A Escola no Acervo e os desafios do Projeto Difusão e Educação Patrimonial da FGV CPDOC em tempos pandêmicos. Memória E Informação, 5(2), 101-114. Recuperado de https://medieval.rb.gov.br/index.php/fcrb/article/view/174
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS