Ressonâncias da fossa à Bossa Nova de Dolores Duran e Antônio Carlos Jobim

materialidade, cultura e patrimônio

  • Patrícia Helena Fuentes Lima
Palavras-chave: Compositoras negras, Bossa Nova, Memória, Samba-Canção, patrimônio cultural

Resumo

Dolores Duran é reconhecidamente uma das mais sensíveis e inspiradas cantoras negras da década do rádio e da noite carioca no período pré-Bossa Nova. Duran tinha grande domínio de voz, repertório e composição. Era muito admirada e solicitada por seus colegas e parceiros musicais, artistas como Vinícius de Moraes, “o poetinha” e Carlos Lyra. Dolores foi uma pioneira entre as divas da canção popular contemporânea. Poucos sabem a respeito da sua contribuição documental como poeta e compositora para o Samba-Canção e o movimento da Bossa Nova, estrelado por Antônio Carlos Jobim, em 1956, com a canção “Chega de Saudade”. Dolores Duran deixou um legado precursor de beleza e música através de sua memória presente em performances cinematográficas, interpretações sonoras e composições poéticas. O presente artigo convida as novasgerações de pesquisadores a investigar as suas profundas contribuições para a Música Popular Brasileira através dos acervos pessoais e musicais de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes.

Publicado
2020-09-10
Como Citar
Lima, P. H. F. (2020). Ressonâncias da fossa à Bossa Nova de Dolores Duran e Antônio Carlos Jobim. Memória E Informação, 4(1), 56-74. Recuperado de https://medieval.rb.gov.br/index.php/fcrb/article/view/121