Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19

um estudo de caso sobre património documental

  • Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo
  • Rita Costa
  • César Dias
  • António Ribeiro Telles
  • Ana Andrade Costa
  • João Pedro Costa
  • Heitor Silva
  • Yang Yi
  • Vítor Brandão
  • Ana Marta Almeida
  • Francisca Martins
  • Cláudia Almeida
Palavras-chave: Património Documental, Aprendizagem por projeto, Arquivos pessoais, Historiadores

Resumo

No âmbito das alterações causadas pela pandemia COVID 19, apresenta-se o caso de aprendizagem por projeto desenvolvido na unidade curricular de Património Documental do
Mestrado em Património da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (março-maio 2020).Tendo como objetivo participar no debate atual em torno da aprendizagem ativa e do desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho no Ensino Superior, são apresentadas as estratégias pedagógicas implementadas: roteiro de aprendizagem, metodologia desenvolvida, recursos e análise de resultados. Foram abordados dois temas chave: (1) a seleção e avaliação do valor patrimonial de um conjunto de documentação pessoal e (2) as várias abordagens possíveis ao longo dessa avaliação, nas quais se incluiu a problemática dos arquivos pessoais, científicos, autobiográficos, o comportamento informacional dos historiadores, a sua relação com os recursos informativos na web – webarchives e Europeana,
as novas formas de publicar em Ciência Aberta; as perspetivas do doador da coleção e do arquivista e as questões ligadas a coleções patrimoniais, desde as efémeras até à convergência digital de coleções de arquivos, bibliotecas e museus.

Publicado
2020-09-10
Como Citar
Alexandra Ochôa de Carvalho Telo, P., Costa, R., Dias, C., Telles, A. R., Costa, A. A., Costa, J. P., Silva, H., Yi, Y., Brandão, V., Almeida, A. M., Martins, F., & Almeida, C. (2020). Aprendizagens por projeto em tempos de COVID 19. Memória E Informação, 4(1), 1-16. Recuperado de https://medieval.rb.gov.br/index.php/fcrb/article/view/118